Header Ads

ad

A árvore das Patacas

É muito utilizada a expressão “Árvore das patacas” como sinónimo de negócio fácil e chorudo, mas também aplicada para se evitar o desperdício “Julgas que isto é alguma árvore das patacas?” 

Então qual a origem desta expressão e qual a árvore que lhe dá suporte? É, com certeza, mais uma expressão que radica no caminho das índias, uma vez que esta árvore ( Dillenia indica) é originária da Índia, como outras plantas, no reinado de D. João VI.

Folhas e frutos da Dillenia Indica
A designação popular de Árvore da Pataca residirá numa particularidade dessa árvore, em que as extremidades da flor se fecham sobre a mesma para a formação do fruto.

Assim, qualquer objecto que aí se coloque, durante a fase da formação do fruto, ficará para sempre no seu interior.

Segundo dizem, D. Pedro I terá colocado várias moedas (patacas) em várias flores. Depois dos frutos formados, enviou-as numa caixa para Portugal, com a inscrição: "Nesta terra o dinheiro nasce em árvores". Pelos vistos acharam piada ao fenómeno, e outras pessoas divertiam-se com “esta surpresa” dos frutos.                                  
                          
A árvore das patacas ou Flor de Abril

Na Índia, as suas folhas são usadas como copos ou pratos, enquanto a madeira é utilizada para lenha.

Já os frutos, enquanto verdes, são cozidos para fazer “picles”. No Panamá, o fruto maduro é comido e utilizado na doçaria. No Brasil, as folhas e flores são utilizadas em ornamentações. A época de floração situa-se entre Março e Maio, daí que lhe chamem também Flor-de-Abril. Em Portugal, elas simplesmente não existem.