Header Ads

ad

Sobre a aquaponia

A Aquaponia é a combinação da aquicultura (piscicultura) e da hidroponia (cultivo de plantas noutros meios de solo que não apenas a terra). 

O problema central na tradicional aquicultura é a qualidade da água. O aumento comercial de peixes em alta densidade leva a níveis rapidamente crescentes de amónia e nitrito na água.

Estes compostos são produzidos naturalmente pelos peixes como efluente e devem ser laboriosamente removidos através de complexos sistemas de filtração em instalações comerciais.

Uma situação análoga ocorre nos pequenos tanques que se podem ter com peixes em casa. Os peixes produzem grandes volumes de resíduos nitrogenados que devem ser removidos por filtros apropriados ou mudanças frequentes da água. 

Por outro lado, as tecnologias hidropónicas obrigam a um esforço para fornecer às plantas uma fonte rica em nitrogénio com um perfeito equilíbrio de macro e micro nutrientes.

Neste caso, a dificuldade da hidroponia é simplesmente o alto custo derivado da necessidade de se estar constantemente a adicionar nutrientes solúveis na cultura.
A aquaponia oferece uma solução para ambas as indústrias através da combinação de um sistema de recirculação que incorpora três componentes principais: peixes, plantas e bactérias.

O peixe fornece efluente de amónia que as bactérias convertem rapidamente em nitrito e nitrato.

Enquanto a amónia e o nitrito são tóxicos para os peixes, os peixes são capazes de tolerar nitrato.

O benefício das plantas é a partir do nitrogénio e de nutrientes de efluente rico dos peixes, conseguirem remover grandes quantidades de resíduos nitrogenados (sob a forma de nitratos) a partir da água, que depois, retornam para os tanques de peixes.